Redes Privadas 5G

O lançamento do 5G no mundo está acontecendo de forma progressiva. Aqui no Brasil, o leilão foi adiado por conta da pandemia e agora está previsto para meados de 2021. As operadoras locais já estão com projetos em andamento e montando suas infraestruturas que suportarão essa tecnologia.

Por diversos motivos, como comentado no meu último artigo sobre o assunto, a Fase 1 de implementação terá foco na transformação do núcleo de rede das operadoras com o acesso móvel já utilizando arquitetura do 5G. Nesse ponto, os casos mais comuns serão a tradicional banda larga móvel e a banda larga fixa através da rede móvel, com ênfase no enhanced mobile broadband (eMBB). Esses dois casos de uso são apenas a ponta do iceberg na monetização dos grandes investimentos nas redes 5G.

Dentro desse contexto, as redes privadas de 5G consistem em equipamentos de rádio dedicados localizados no site que garantem a cobertura em uma área específica de uma fábrica, um grande headquarter de uma empresa, um campus universitário, um aeroporto ou uma área rural onde uma fazenda está operando. O equipamento serve como um nó da rede LAN que vai substituir uma rede fixa por uma conectividade via rede móvel celular.

Embora o conceito de redes privadas móveis seja antigo, o 5G traz características de rede que incrementam a possibilidade de potenciais casos de uso inovadores. De maneira geral, a figura abaixo resume os formatos de deploy de redes privadas.

Fonte: https://harborresearch.com/private-lte-and-5g-networks/

Fica muito claro, então, que o grande diferencial para as organizações está na construção de casos de uso que demandem as características de confiabilidade e segurança intrínsecas a uma rede 5G e lançando mão dos pilares comentados nesse artigo (uRLLC, mMTC e eMBB). Esses casos de uso podem e devem alavancar outras tecnologias de inteligência artificial (#AI), #blockchain, #EdgeComputing, #DataAnalytics para, assim, extrair mais valor da conectividade.

Benefícios & Casos de Uso

  • Controle remoto pela rede 5G: com uma cobertura garantida, os equipamentos de uma planta fabril ou em operação em uma fazenda passam a poder ser monitorados e controlados à distância em tempo real sem a necessidade de um acesso em fibra.
  • Maior produtividade & melhorias operacionais: com o uso das redes privadas, a coleta de dados é realizada em tempo real e o processamento desses pode ser feito para garantir a máxima produtividade dos processos. O uso de inteligência artificial é uma grande alavanca.
  • Aumento de segurança: a infraestrutura é montada exclusivamente para a empresa e os dados trafegam somente dentro da rede privada e na premissa da organização, evitando o tráfego pela internet e rede pública. Isso garante um isolamento e maior controle da segurança.
  • Substituição da rede cabeada: algumas organizações possuem dificuldade de execução de implantação da rede interna seja pelo amplo espaço físico ou por questões de infraestrutura predial.
  • Qualidade de rede garantida: a rede 5G garante um SLA muito agressivo e com uma qualidade de serviço muito interessante com características de latência, velocidade e densidade.
  • Escalabilidade de densidade de conexões: a rede está preparada para receber milhares de conexões simultâneas.

Oportunidades para Operadoras

Como comentei nesse post, o 5G é uma nova chance para #operadoras irem além da conectividade e se tornarem parceiros de seus clientes B2B em use cases de missão crítica. Essa janela de oportunidade já está sendo aproveitada por algumas aqui no Brasil ainda em LTE, mas essa discussão precisa evoluir.

Alguns já projetam cerca de 14 milhões de sites de redes privadas de LTE e 5G e isso é o dobro das 7 milhões de estações que existem atualmente no mundo. Além disso, já temos mapeados mais de US$ 2 bilhões em oportunidades de casos de uso de diversas indústrias que vão rodar na #Edge e serão potencializados com o 5G e com as redes privadas móveis.

Dito isso, as operadoras precisam estar prontas para falar sobre o assunto e ajudar seus clientes na concepção e implantação dessas soluções em um modelo colaborativo e ágil.

Quer saber quais casos de uso que temos mapeados? Quer conversar sobre o assunto? Manda uma mensagem que combinamos um café virtual.

Fontes:

  • https://www.ibm.com/industries/telecom-media-entertainment
  • https://www.ibm.com/br-pt/cloud/edge-application-manager
  • https://www.ibm.com/products/iot-safer-workplace
  • https://newsroom.ibm.com/ATT-IBM-work-environments?_lrsc=94952fd1-5964-4ea2-a500-7798e786e59d
  • https://harborresearch.com/private-lte-and-5g-networks/
  • https://www2.deloitte.com/us/en/insights/industry/technology/technology-media-and-telecom-predictions/2020/private-5g-networks.html