5G no Mundo e Cases

Na minha última publicação sobre o assunto, introduzi o conceito de #5G e falei sobre o impacto que essa nova tecnologia terá no mercado de telecomunicações [leia aqui]. É realmente uma tecnologia que está no auge de seu desenvolvimento. Para reforçar, trago o Hype Cycle para Tecnologias Emergentes do Gartner abaixo.

Mas a tecnologia não fica somente no campo das expectativas e esse artigo mostra brevemente como a tecnologia deverá se desenvolver no mundo e quais casos de uso estão em testes reais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/5-trends-appear-on-the-gartner-hype-cycle-for-emerging-technologies-2019/

Fases do 5G

Fase 1 – Estado Atual (até 2020)

Cada vez mais os usuários de internet estão demandando mais banda e isso tem feito com que as operadoras busquem cada vez maior eficiência para uso de sua infraestrutura. Para algumas, a forma com um melhor custo por banda trafegada é o 5G. Além disso, com uma estratégia como essa, já transformam sua rede a serem “à prova de futuro”.

Nessa fase, a maioria das operadoras ainda possuem seu núcleo de rede legado, mas seu acesso móvel já utiliza conceitos de arquitetura do 5G. Os casos de uso mais comuns são a tradicional banda larga móvel e banda larga fixa através de rede móvel.

Fase 2: Transformação da Rede (até 2025)

Enquanto na Fase 1 as operadoras precisam “fazer dinheiro” com a nova tecnologia, a Fase 2 já vem para otimizar o modelo. Nesse estágio, as operadoras trabalham fortemente no núcleo de suas redes, utilizando conceitos de Edge Computing, Cloud Computing, Software Defined Networking (SDN), Network Function Virtualization (NFV) e vários outros. Dessa forma, as redes ficam mais inteligentes, facilmente gerenciáveis e adaptáveis para novas demandas.

A rede poderá, por exemplo, lançar mão de Network Slicing para se adaptar com SLAs específicos para cada caso de uso [vou escrever um artigo especificamente sobre Network Slicing]. Os casos de uso desse estágio são mais avançados como Smart Cities, AR/VR, Robótica e outros.

Fase 3: Maturidade do Ecossistema (2025 em diante)

Na terceira fase, o ecossistema já deve estar constituído e os players consolidados. Nesse momento, cases mais complexos e que demandam capacidades específicas ganharão maior escala. As operadoras se tornam plataforma de inovação através da conectividade e integrando diversas capacidades de parceiros.

Casos de Uso Reais

Olhando para o presente já conseguimos visualizar alguns casos de uso reais sendo aplicados no mundo. Abaixo mostro somente alguns interessantes que são os “mais óbvios” e que já podem ser entregues com a tecnologia 5G.

Mas quero deixar um ponto de atenção: O 5G vai possibilitar casos de uso que ainda nem pensamos. Por exemplo, da mesma forma que utilizamos smartphones de maneiras que não imaginaríamos quando foi lançado, aparecerão novas formas de utilização para o 5G que não passam pela nossas cabeças ainda. E isso é muito transformador e vai mudar principalmente o mundo do B2B das operadoras…

Abaixo coloco alguns exemplos. Você conhece algum outro caso de uso interessante? Compartilha nos comentários…

1. Holograma:

https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8887767266403662939

2. Banda larga fixa residencial através de rede móvel:

https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7467799419208852800

3. Carro autônomo:

https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7716557317326953837

4. Cirurgia à distância:

https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8456737686629340404

Nota do autor: Se você achou interessante e se de alguma forma te ajudou, compartilha esse artigo! Deixa teu feedback e opinião sobre o assunto.