SD-WAN: O que é?

Muito se fala em Transformação Digital das organizações. É um tema muito pertinente, pois as empresas que não se reinventarem e não se transformarem digitalmente não sobreviverão. Serão engolidas por novas empresas são mais ágeis, flexíveis e com produtos mais aderentes ao novo momento do mundo. E, embora essa jornada já esteja acontecendo, ainda está no início.

Dentro desse contexto, existem alguns recursos que fazem a diferença para acelerar essa transformação. A IDC estuda esse mercado há bastante tempo e elencou algumas tecnologias que são enablers para garantir que as organizações consigam acelerar a Transformação Digital, a chamada 3ª Plataforma. No centro, estão descritos 4 pilares tecnológicos: Big Data & Analytics, Cloud, Mobilidade e Social – ferramentas importantes e fundamentais em uma empresa digital que pretende ser disruptiva e compatível com esse novo momento (leia mais).

É possível ver um grande crescimento de investimentos nas tecnologias da 3ª plataforma, superando o crescimento de tecnologias 2ª plataforma (tecnologias legadas). Já vivenciamos, por exemplo, um forte crescimento em cloud pública no Brasil e no mundo. A IDC Brasil prevê, por exemplo, que a contratação de infraestrutura, plataforma e Software como Serviço (SaaS) em cloud pública atingirá US$ 1,7 bilhão em 2018 e praticamente o dobro até 2020.

Isso demonstra que novos workloads estão surgindo/migrando para nuvem e a tendência é uma aceleração desse fenômeno nos próximos anos. E é aí onde chegamos no ponto de discussão desse artigo: esse novo contexto de nuvem traz à tona novas demandas de conectividade e rede. Isso faz com que seja necessária uma revisão das arquiteturas de rede, modelos de gestão e processos internos.

E é aí que SD-WAN surge dentro de todo um ecossistema de Software Defined Networking (SDN). É uma forma de se iniciar essa jornada de atualização da rede suportar os novos requisitos impostos por essa era de workloads na nuvem. Eu gosto sempre de dar um exemplo prático: “não adianta você aprovisionar um servidor em um minuto e demorar uma semana para configurar seu roteador e políticas de rede para acessar esse servidor”. Agilidade e flexibilidade são duas características importantes desse novo momento.

Mas afinal, o que é SD-WAN?

A definição da IDC para SD-WAN é uma tecnologia que traz à tona o conceito de WAN Híbrida que inclui:

  • Controlador de políticas de aplicações centralizado;
  • Analytics para visibilidade de aplicação e da rede;
  • Camada de software que abstrai a rede e a mantém segura;
  • Camada de routing (opcional) que também seleciona o melhor caminho para o tráfego baseado em políticas de aplicações que devem ser definidas no controlador.

Esse é o primeiro artigo de uma série que pretendo fazer sobre SD-WAN e gostaria do seu feedback. Responde aí nos comentários. Você já conhecia? Já está utilizando? Pode complementar em algum ponto?

Grande abraço!

André Loureiro